Quantcast
Channel: Monica Ramalho - Laranja é a cor do vestido dela » Letras esvoaçadas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

FLIZO vai reunir dramaturgos e roteiristas na Zona Oeste

$
0
0

Vem aí a segunda edição da Festa Literária da Zona Oeste (FLIZO), que nasceu em 2013 como resultado de um sonho – valorizar o potencial criativo da região mais populosa do Rio de Janeiro – e já despontou como um evento importante para a literatura brasileira. Entre 13 de setembro e 2 de novembro, a Flizo vai descortinar uma série de ações, como concursos, palestras, oficinas e homenagens aos escritores Paulo Lins e Carolina Maria de Jesus, com a presença de nomes importantes das nossas letras.

“A FLIZO aposta na fertilidade encantadora da leitura para regar um projeto maior de desenvolvimento intelectual na região. Acreditamos que a população da Zona Oeste precisa, além de consumir, produzir cultura, e queremos oferecer esse espaço para a transformação do panorama cultural da cidade”, diz Binho Cultura, criador da Festa Literária. O site oficial é: www.flizo.org

Neste ano, a Festa Literária seguirá com o seu caráter multidiverso, itinerante e agregador, entrelaçando literatura, identidade local e expressões artísticas. A proposta desta edição está focada na versatilidade das letras, trazendo roteiristas, dramaturgos e compositores musicais.

As atividades serão na Cidade das Artes, na Arena Carioca Chacrinha, no Teatro SESI Jacarepaguá, no Educandário Santo Expedito e em três escolas públicas de Bangu. Com mesas de debates, exibição de filme e peça infantil de teatro, a inauguração será no fim de semana dos dias 13 e 14 de setembro, na Cidade das Artes. Veja a programação:

EVENTO DE ABERTURA – DIA 1

Sábado, 13 de setembro – Cidade das Artes

TEATRO DE CÂMARA – “Palco Paulo Lins”

10h – Discurso de abertura

11h – mesa 1
“O bonde da Economia Criativa” – Mais do que apenas boas ideias, os convidados desta mesa compartilham disposição e conhecimento para implementá-las, chamando atenção com iniciativas que envolvem a comunidade e colaboram na transformação cultural e social do país.

>> Luiz Fernando Pinto – Coletivo Peneira e Mufa Produções
>> Vinicius Terra – Festival Terra do Rap
>> Anderson Quack – Cia de Teatro Tumulto e Cufa
>> Junior Perim – Circo Crescer e Viver
>> Binho Cultura – Flizo
Mediação >> Eliane Costa

15h – mesa 2
“Paulo Lins, autor e obra” – Autor referencial na literatura da periferia, Paulo Lins é o homenageado na abertura da Flizo 2014. Serão relembradas suas obras mais conhecidas, como Cidade de Deus.

>> Guti Fraga
>> Paulo Lins
>> Heloisa Buarque de Hollanda
Mediação >> Adailton Medeiros

16h30 – mesa 3
“Ritmo e poesia nas quebradas” – Um encontro de autores, intérpretes e especialistas em rap, ragga e outras linguagens urbanas, que em conversa partirão em busca dos pontos de contato entre o canto-falado das ruas, a cultura oral, o repente, a poesia e o beletrismo.

>> Bob Rum
>> DJ Marlboro
Mediação >> Numa Ciro

SALA DE LEITURA
autores, escritores, roteiristas em conversas animadas além de atividades especiais e oficinas

11h – Dilea Frate e Simona Traina, escritora e ilustradora – bate papo sobre o livro “A menina que carregou o mar nas costas

14h – Dilea Frate, bate papo sobre o livro “Quem Contou?”

15h – Bob Rum, bate papo sobre o livro “Era só mais um Silva

16h – Tapetes Contadores de História – oficina de criação artesanal de tapetes contadores de história feitos pelas crianças. Cada criança criará através de retalhos, fitilhos, botões, feltro e encantos em geral, a sua historia num tapete de pano que levará pra casa.

PRAÇA

12h – Grandarilhos – oficina de perna de pau para crianças de todas as idades

13h – Grandarilhos – apresentação de grupo de perna de pau com contação de histórias nas alturas

18h –  Sarau, com os grupos Poesia de Esquina, Sarau do Escritório e convidados

19h30 – PIB, show

“Espaço Cine Waldir Onofre”
exibição de filmes e bate-papos com convidados

14h – “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles

17h – “A Batalha do Passinho”, de Emílio Domingos

…………………………………………………………………………………………………………………………………………

EVENTO DE ABERTURA – DIA 2

Domingo, 14 de setembro – Cidade das Artes

TEATRO DE CÂMARA – “Palco Paulo Lins”

11h – mesa 4
“Leitura em tempos de hiperconexão” – A proposta aqui é reunir autores de prestígio entre crianças e adolescentes para uma reflexão em voz alta a respeito de novas mídias e, também, sobre a disponibilidade de tempo para a leitura, em meio à concorrência de redes sociais, games e outros atrativos.

>> Thalita Rebouças
>> Cristiane Costa
>> Jessé Cria
Mediação >> Ricardo Soares

15h – mesa 5
“Por que escrever e ler poesia”

>> Paulo Henriques Britto
>> Alice Sant’Anna
>> Lucas Viriato
Mediação >> Henrique Rodrigues

17h – peça de teatro
O Mundo Buarque de Hollanda, de Anna Markun

Infantil com músicas de Chico Buarque

SALA DE LEITURA
autores, escritores, roteiristas em conversas animadas além de atividades especiais e oficinas

11h – “Oficina de Livro de Pano, contadores de histórias” – Beth Araújo e Martha de Freitas

12h – Hubert Aranha, do Casseta & Planeta | bate papo com o autor

14h – Alexandre Pimenta, autor e roteirista do programa “Tá no Ar” | bate papo com o autor

15h – Jessé Andarilho, bate papo com autor

16h – Lycia Barros, bate papo com autor

PRAÇA

11h – “Godofredo e seus Amigos”, por Flavio Dana, contação de história e música

15h – Lata Doida – oficina de confecção de livro artesanal, inspirada no conto de Chapeuzinho Vermelho na Mata Atlântica

16h – Lata Doida, apresentação musical

18h – apresentação musical

“Espaço Cine Waldir Onofre”
exibição de filmes e bate-papos com convidados

15h – “O menino no espelho”, de Gui Fiuza

Concurso literário recebe textos até 20 de setembro
Investindo na procura pelos talentos da Zona Oeste, a FLIZO 2014 lançará também um Concurso Literário, com inscrições abertas desde 23 de agosto e até 20 de setembro, através do site da Festa Literária (www.flizo.org). Com categorias específicas, a iniciativa abrirá espaço para que se produza conteúdo sobre a região e, a partir dela, se trace um novo olhar para a história do Rio de Janeiro. O concurso pretende produzir uma cartografia literária e criativa dos bairros da região, já que todos os textos devem ter a Zona Oeste como tema, ambiente ou principal inspiração.

Paulo Lins e Carolina Maria de Jesus, os homenageados
O homenageado desta edição será o escritor Paulo Lins, responsável pelo livro “Cidade de Deus”, que inspirou o premiado filme de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars. Autor de livros e poeta, Paulo também trabalha como roteirista e dá luz à criação literária por trás das câmeras. Para celebrar sua trajetória artística, a FLIZO fará uma exposição retrospectiva, além de uma mesa de debates sobre sua vida e obra, a ser realizada no dia 13 de setembro, às 15h, na Cidade das Artes.

E para celebrar os 100 anos de nascimento da poetisa e escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), sua vida e obra serão revisitadas. Carolina era catadora de papel e escreveu diários, contando sobre os locais em que vivia e as pessoas ao seu redor. O livro “Quarto de despejo”, organizado pelo jornalista Audálio Dantas, foi publicado em 1960 e é um clássico.

Oficinas em três escolas de Bangu
O Circuito FLIZO atuará em escolas nas três Vilas de Bangu (Aliança, Kennedy e Vintém), com um mês de oficinas de criação literária e outras artes, como música, cinema e teatro, estimulando os alunos a mostrar sua realidade e seu talento, criando um novo mundo possível por meio das palavras.

Mais um curso, em parceria com a Firjan
Uma parceria firmada entre a FLIZO e a Firjan vai promover um curso criado especialmente para os agentes culturais da região. As aulas – realizadas em três sábados, no SESI Jacarepaguá, com carga de 18h e certificado – pretendem dar mais ferramentas para que os projetos já em desenvolvimento ganhem força argumentativa, organização produtiva e assertividade de planejamento.

Como foi a FLIZO 2013
Na primeira edição da FLIZO, obtivemos os seguintes resultados: 32 dias de palestras de mais de 70 escritores renomados ou ainda pouco conhecidos da região e cerca de 40 grupos de música, artes visuais, teatro e dança. Com caráter itinerante, a Festa Literária foi celebrada em escolas municipais, universidades e polos culturais, como Cidade das Artes, Espaço Cultural Ser Cidadão e Salão Nobre do Bangu Atlético Clube. Bairros como Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Campo Grande, Senador Camará, Bangu, Realengo, Padre Miguel, Jacarepaguá e Barra da Tijuca foram contemplados.

As conexões foram tantas, que muitos artistas e agitadores culturais de outras zonas da cidade, afora toda a imprensa do Rio e mesmo de outros estados, acabaram dando voz e vez à produção criativa da ZO. Além de mobilizar 208 artistas (entre escritores, atores e músicos) e 4.690 espectadores-sócios deste novo processo de celebração cultural da região, a Festa Literária se desdobrou em um conjunto de ações que ultrapassou as características próprias do evento. A FLIZO tornou-se um ponto de partida para novas possibilidades de participação social. “Queremos fazer uma revolução artística na Zona Oeste”, afirma Binho Cultura.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Latest Images





Latest Images